R Quintino Bocaiuva, 1219, Ribeirão Preto/SP

BLOG

clinica barsotini

Tipos de clareamento dentário

Por Dra. Hani
Postado em 14.07.2020

Tipos de clareamento dentário

Dentes mais brancos é o sonho de todo mundo, não é mesmo? Entretanto, apesar de ser um procedimento comum, o clareamento dentário ainda causa muitas dúvidas nos pacientes. Afinal, a internet nos joga uma enxurrada de informações que nem sempre são verdade e não sabemos em que acreditar, não é mesmo?  

Você sabia, por exemplo, que existem cinco formas diferentes de clarear os dentes? Será que qualquer paciente pode fazer clareamento? Neste artigo vamos responder as principais questões relacionadas ao clareamento dental, auxiliando você que deseja ter dentes brancos, mas não sabe por onde começar. Confira!

 

O que é clareamento dental?

Para começar, vamos explicar em que consiste o clareamento dental. Trata-se de um procedimento que visa restaurar a cor original dos dentes, usando, para isso, determinados agentes clareadores, como o peróxido de hidrogênio, através de técnicas diferenciadas. Isso mesmo, existem cinco diferentes formas de se clarear os dentes. Continue lendo esse artigo para entender melhor!

 

Esse tratamento clareia 100% os dentes?

Antes de fazer um clareamento, é importante saber que esse tratamento visa restaurar a cor original do dente. Ou seja, se os seus dentes são, originalmente, mais manchados, será impossível obter uma coloração 100% branca com o tratamento. Nesses casos, o uso de lentes de contato e facetas são mais recomendados. Por isso, é importante consultar seu dentista antes para fazer a sua avaliação e escolher o método mais eficaz.

 

O clareamento dura para sempre?

A duração do efeito do clareamento vai depender da técnica utilizada e dos seus cuidados. Se houver uma boa higiene bucal e uma alimentação correta, o efeito pode durar até dois anos. Depois disso, é necessário refazer o tratamento.

 

Todo mundo pode fazer clareamento dental?

Não! O clareamento dental, assim como a maioria dos tratamentos odontológicos, apresenta contraindicações. Confira algumas delas:

  • Gestantes;
  • Pacientes menores de 15 anos;
  • Pacientes com cáries;
  • Pessoas que possuem alergia aos componentes da fórmula do gel clareador (peróxido de carbamida/hidrogênio);
  • Pacientes com restaurações defeituosas ou ainda com problemas na gengiva;
  • Pessoas com dentes manchados por tetraciclina na infância;
  • Indivíduos com problemas de formação do esmalte;
  • Pacientes que estejam em tratamento de doenças graves;
  • Problemas periodontais, como gengivite e periodontite;

 

Quais são os tipos de clareamento dental que existem?

Existem cinco técnicas diferentes de realizar clareamento dental. Abaixo, vamos explicar e caracterizar cada uma delas. Confira:

 

  • Caseiro

O tratamento caseiro é um dos mais comuns. Nesse caso, o paciente clareia seus dentes em casa, através de uma moldeira de silicone e um gel clareador. Normalmente, o paciente usa ambos durante a noite, porém, existem géis que podem ser usados por apenas 4 horas e outros que necessitam só de 30 minutos diários.

Apesar de ser feito em casa, esse tratamento também exige a avaliação de um dentista, que vai te recomendar as concentrações corretas dos compostos e fará uma moldeira personalizada, de acordo com as medidas da sua boca, a fim de proteger a gengiva, que não deve, de forma alguma, ter contato com o gel utilizado no tratamento. 

O clareamento caseiro é um pouco mais longo do que os realizados em consultório, podendo durar até três semanas.

 

  • No consultório (em gel)

Nessa técnica, o paciente também realizará o clareamento através da moldeira e do gel, no entanto, a aplicação será feita pelo dentista, no consultório. A diferença é que nesse tratamento as concentrações dos componentes do gel são maiores, o que permite um resultado mais rápido do que o caseiro. Em três ou quatro sessões já é possível ver os efeitos.

 

  • No consultório (à laser)

Essa técnica é ainda mais eficaz e rápida do que as duas primeiras. Nesse caso, o procedimento é parecido com os outros, porém, a aplicação do gel é potencializada com o auxílio de um laser, o que permite que o produto atinja regiões mais precisas do esmalte dentário.

Por ser mais potente, esse tratamento exige ainda menos visitas ao dentista, sendo que, em duas a três sessões já é possível notar os resultados.

 

  • Luz Ultravioleta

Essa técnica é semelhante a anterior, porém, neste caso ao invés do laser, utiliza-se luz ultravioleta, que intensifica ainda mais a ação do gel. Nesse procedimento a sensibilidade dentária após o tratamento é menor do que as demais técnicas.

Apesar de depender das características de cada paciente, a aplicação da luz ultravioleta leva em torno de 20 minutos e os resultados são notados mais rapidamente, entre a segunda e a terceira sessões.

 

 

  • Clareamento interno

O clareamento interno é realizado na parte interna do dente, ou seja, naquela região que não é mostrada quando sorrimos. Ele é indicado para quem passou por tratamento de canal ou ficou com dentes mais escuros por traumas ou reações metálicas.

Assim como nas demais técnicas, esse tratamento também é feito através do gel clareador, porém, ele é aplicado não no esmalte do dente, mas na região coronária, exigindo a troca semanalmente e aumentando, assim, a duração do tratamento, que leva, em média, cerca de dois meses. 

De todos os tipos de clareamento, este é o que apresenta menor eficácia, isto é, menor chance de obter o resultado desejado.

 

Essas são as principais formas de se realizar clareamento dentário. Em muitos casos, é possível combinar mais de uma técnica, dependendo das condições e objetivos do paciente. Para saber qual a melhor indicação para você, agende já uma consulta avaliativa! A Clínica Barsotini possui uma equipe qualificada em Estética Oral, capaz de te proporcionar o sorriso que você sempre sonhou. 

Compartilhe nas redes


Dra. Hani
Especialista em implantes e Estética
" Oferecer um serviço de qualidade, integro e justo é o que me move. Para isso, investimos em atualizações, em um corpo clinico especializado e um espaço confortável e de ponta para os clientes e amigos."



NEWSLETTER

Faça seu cedastro e receba novidades sobre a Clínica