R Quintino Bocaiuva, 1219, Ribeirão Preto/SP

BLOG

clinica barsotini

Saúde bucal de gestantes

Por Dra. Hani
Postado em 05.08.2020

Você já ouviu falar em pré-natal odontológico? Conhece a importância desse tratamento? Não? Então fique por aqui. Neste artigo vamos te explicar tudo sobre a saúde bucal de gestantes.

A gravidez é um período mágico e também desafiador para todas as mulheres. A maioria das gestantes se preocupa mais com a saúde durante esse período e leva a sério as consultas de pré-natal com o médico obstetra, no entanto, poucas conhecem e valorizam o pré-natal odontológico. Muitas ainda acreditam que ir ao dentista durante a gravidez não é recomendado e pode causar problemas para o bebê, o que é um grande mito, afinal, o pré-natal odontológico serve para garantir a saúde bucal da mulher e evitar possíveis problemas dentários que podem, inclusive, prejudicar o bebê.

Nos próximos tópicos vamos explicar mais a fundo esse tratamento.

Afinal, o que é pré-natal odontológico?

É o período da gravidez onde o dentista acompanha a saúde bucal da mulher, a fim de evitar o agravamento de problemas odontológicos já instalados e prevenir o surgimento de outras patologias.

Quando é realizado o pré-natal odontológico?

Recomenda-se que o pré-natal odontológico seja realizado no segundo trimestre da gravidez, em que, na maioria das vezes, a fase mais crítica de enjoos já passou e a consulta torna-se mais confortável para a gestante.

Qual a importância desse tratamento?

Os cuidados com a higiene bucal são importantes em qualquer fase da vida, durante a gravidez não é diferente. Fazer um acompanhamento odontológico para prevenir infecções e outros problemas dentários, garante não só uma gestação saudável, como também previne o bebê de desenvolver problemas.

Afinal, durante a gravidez, a produção de hormônios no corpo feminino aumenta, o que pode agravar as condições de doenças periodontais, como sangramento na gengiva. Se não for tratado cautelosamente, esses problemas periodontais podem causar infecções bacterianas generalizadas que podem ocasionar até um parto prematuro.

Além disso, o pré-natal odontológico também é importante para reforçar os cuidados com a higiene bucal da mulher, já que, neste período, por conta dos enjoos, muitas gestantes acabam realizando escovações mais rápidas, descuidando da saúde bucal, por isso, é importante consultar o dentista para avaliar o estado dos dentes e ouvir boas recomendações de como se cuidar nesse período tão importante na vida de toda mulher. 

Quais os cuidados bucais que a gestante deve ter durante a gravidez?

Se você está passando por esses nove meses transformadores, aqui vão algumas dicas de como cuidar da saúde bucal e proporcionar uma gravidez saudável para você e o bebê:

  • Escove os dentes com creme dental com flúor, após todas as refeições;
  • Use o fio dental após todas as refeições;
  • Evite alimentos doces como balas, chicletes, sucos artificiais e refrigerantes;
  • Faça um acompanhamento odontológico para prevenir problemas dentários.

Gostou das dicas? Está se preparando para a chegada de um filho? Então agende já uma consulta, avalie seu estado bucal desde cedo e garanta uma gestação saudável para você e para o bebê. 

Compartilhe nas redes


Dra. Hani
Especialista em implantes e Estética
" Oferecer um serviço de qualidade, integro e justo é o que me move. Para isso, investimos em atualizações, em um corpo clinico especializado e um espaço confortável e de ponta para os clientes e amigos."



NEWSLETTER

Faça seu cedastro e receba novidades sobre a Clínica