R Quintino Bocaiuva, 1219, Ribeirão Preto/SP

BLOG

clinica barsotini

Saiba mais sobre implantes odontológicos

Por Dra. Hani
Postado em 27.06.2020

Antigamente, devido ao precário avanço dos procedimentos odontológicos e pela falta de recursos financeiros, muitas pessoas que perdiam um dente, recorriam ao uso de pontes móveis ou até mesmo dentaduras. Esses acessórios, nada modernos e adaptáveis, eram as únicas alternativas para suprir a falta de dentes no passado. Entretanto, graças ao desenvolvimento de novos recursos odontológicos como a implantodontia, é possível garantir uma excelente implantação de novos dentes, de forma mais resistente e natural, promovendo maior segurança e conforto aos pacientes.

Para saber mais sobre os implantes, entenda do que se trata o processo e quais suas vantagens:

 

O que são implantes?

Implantes dentários são suportes ou estruturas de titânio posicionadas cirurgicamente no osso maxilar, abaixo da gengiva, para substituir as raízes dentárias. O implante serve de suporte para a implantação de um ou mais dentes artificiais que são colocados no paciente que perde um ou mais elementos.

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte mais estável para os dentes artificiais, dando uma sensação mais natural e confortável ao paciente.

 

Tipos de Implante

Existem três tipos de implantes, cada um deles variam no procedimento e suas recomendações dependem das necessidades do paciente. Conheça os três procedimentos e saiba a diferença entre eles:

 

  • Implante Unitário

O implante unitário, como o próprio nome diz, trata-se da implantação de um dente de forma individual. Neste caso, o dentista substitui a raiz do dente colocando o pino de titânio e, posteriormente, confecciona um dente artificial de porcelana para colocar no lugar do dente perdido. Esse tipo de implante é recomendado para pessoas que perdem um ou poucos dentes. 

 

  • Implante com prótese overdenture

A prótese overdenture é total e removível, ou seja, neste caso, os dentes não são implantados individualmente, mas em conjunto, como em uma dentadura. Esse processo é recomendado para quem deseja substituir vários dentes. Na implantação, são realizados de dois a seis implantes para colocar todos os dentes. As vantagens da prótese overdenture é que ela é mais barata do que a prótese protocolo, permite uma higienização mais fácil, já que é removível, entretanto, não transmite tanta segurança na mastigação por ser móvel.

 

  • Implante com prótese protocolo

A prótese protocolo é a mais utilizada. Trata-se de uma prótese total fixa. Nesse modelo, são necessários de quatro a oito implantes que irão suportar a prótese de resina. A prótese protocolo, por ser fixa, garante maior segurança na mastigação e passa uma sensação mais natural para o paciente. A única desvantagem é que neste modelo a higienização é dificultada, já que não é possível remover a prótese, além disso, pela maior quantidade de implantes, esse processo costuma ser mais caro.

 

Como são realizados os implantes?

Tanto o implante unitário como o implante de próteses, requerem mais de uma sessão para serem realizados, pois, após a implantação da peça de titânio, é necessário aguardar o tempo da osseointegração – período que a prótese leva para se integrar ao osso – para depois implantar os dentes. Enquanto o prazo não termina, o paciente fica com dentes provisórios, podendo se alimentar normalmente.

O período da osseointegração varia, dependendo do tipo de implante realizado. A maioria leva de quatro a seis meses, dependendo da região em que foi feito o implante. No entanto, já existem opções de carga imediata, nos quais a osseointegração dura apenas 30 dias. 

Em ambos os processos, é necessário fazer uma avaliação com o seu dentista, preparar a arcada dentária para o procedimento e tomar os devidos cuidados após a operação.

Para saber mais sobre os processos de implantodontia, entre em contato conosco, a Dra Hani Barsotini é especialista no assunto! 

 

 

Compartilhe nas redes


Dra. Hani
Especialista em implantes e Estética
" Oferecer um serviço de qualidade, integro e justo é o que me move. Para isso, investimos em atualizações, em um corpo clinico especializado e um espaço confortável e de ponta para os clientes e amigos."



NEWSLETTER

Faça seu cedastro e receba novidades sobre a Clínica