R Quintino Bocaiuva, 1219, Ribeirão Preto/SP

BLOG

clinica barsotini

Entenda mais sobre o canal dentário

Por Autor object
Postado em 14.07.2020

Clínica Barsotini – Artigo Endodontia

 

Endodontia: Entenda mais sobre o canal dentário

Você já ouviu falar em Endodontia? Essa é a especialização da odontologia responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças que atingem a parte interna do dente: a polpa, a raiz e os tecidos periapicais. O serviço mais comum realizado por essa especialidade é o tratamento de canal

Temido pela maioria das pessoas, o tratamento de canal é algo que faz, muitas vezes, os pacientes fugirem das consultas. No entanto, essa operação não é tão assustadora como parece. Nesse artigo, vamos explicar os mitos e verdades sobre a endodontia, apresentando, de forma clara e sucinta, o que se trata, de fato, o tratamento de canal. Confira!

 

Como é realizado o canal dentário e para que ele serve?

O canal consiste no tratamento da parte interna do dente, ou seja, da polpa ou do nervo dentário. Ele é indicado em casos de contaminação dessa área. Na maioria das vezes essa contaminação acontece através de cáries profundas, mas pode ocorrer também em situações de fratura do dente. 

Em ambos os casos, é indicada a procura de um endodontista, que fará a remoção da parte da polpa dentária que foi contaminada, evitando que a infecção se agrave e que haja a perda do dente.

 

O tratamento de canal causa dor?

O tratamento de canal dentário é realizado sob anestesia, portanto, não há dor durante o processo. No entanto, dependendo do grau da infecção, pode haver desconforto, após o tratamento, na região tratada. Por isso, recomenda-se que os pacientes, ao sentirem qualquer incômodo nos dentes, procurem um dentista o mais rápido possível, para evitar agravamento dos quadros.

 

Existem outros processos que podem substituir o canal?

Infelizmente, quando há inflamação da parte interna do dente, a única opção é realizar o canal para evitar a necrose e, consequentemente, a perda completa do dente.

 

 

 

Em quantas sessões é realizada a endodontia?

A endodontia é realizada em uma única sessão. Apenas em casos mais graves, quando o nível da infecção é mais alto ou quando há complicações, o processo pode continuar em outras consultas.

 

Qual a importância da endodontia para a saúde bucal?

Antes de realizar qualquer procedimento estético e sonhar com um sorriso perfeito, é necessário garantir que a sua saúde bucal esteja em dia. É preciso realizar o tratamento de cáries e fraturas internas para que não haja agravamento da saúde bucal, comprometendo assim, a beleza do seu sorriso.

É neste ponto que se destaca a importância de um endodontista, pois, ele é o profissional responsável por tratar contaminações, evitando quadros sistêmicos de infecção no paciente.

Por garantir a saúde bucal das pessoas, o endodontista cuida também da estética e da autoestima, pois com dentes saudáveis é possível melhorar a autoconfiança dos pacientes. Além disso, ele também realiza clareamentos  internos dos dentes, possibilitando um sorriso saudável e brilhante.

Agora que você já sabe a importância da endodontia, não hesite em procurar um especialista quando sentir alguma sensibilidade nos dentes, por mais que o incômodo seja leve. Quanto mais rápido forem realizados os diagnósticos, menores as chances de complicações nas sessões.

A equipe da Barsotini possui profissionais qualificados na área de Endodontia que estão prontos para te atender nessas horas de desconforto. Entre em contato conosco! 

Compartilhe nas redes


Dra. Hani
Especialista em implantes e Estética
" Oferecer um serviço de qualidade, integro e justo é o que me move. Para isso, investimos em atualizações, em um corpo clinico especializado e um espaço confortável e de ponta para os clientes e amigos."



NEWSLETTER

Faça seu cedastro e receba novidades sobre a Clínica